Quando os limpadores comerciais usam os produtos de limpeza certos, o resultado é um local de trabalho mais limpo e seguro.
Mas quando os limpadores usam os produtos errados, esse não é mais o caso. No mínimo, seu local de trabalho não será tão limpo quanto deveria. Em outros cenários, pode realmente ser mais sujo do que estava no primeiro lugar.
E isso nem sequer toca nos riscos à propriedade e às pessoas. Usar o produto errado em certos tipos de superfícies pode causar danos permanentes à propriedade. Pior ainda, se os limpadores comerciais usarem produtos de limpeza perigosos da maneira errada, a saúde das pessoas pode estar em risco.
Limpeza e desinfecção ineficazes
Quando os limpadores comerciais usam os produtos de limpeza errados, eles não obtêm os resultados pretendidos. Na melhor das hipóteses, os resultados obtidos são relativamente inofensivos. Por exemplo, talvez eles deixem riscos e manchas no vidro ou resíduos de película em desktops e balcões. Ou talvez eles tenham que gastar o dobro de tempo para deixar seu local de trabalho tão limpo quanto deveria ser.
Essas situações podem não ser uma grande novidade para a qualidade de seus serviços de limpeza. Mas eles são muito melhores do que danos permanentes ou riscos à saúde no local de trabalho.
As coisas começam a ficar arriscadas quando se trata de sanitizantes e desinfetantes. Esses produtos geralmente contêm produtos químicos perigosos, portanto, usá-los em altas concentrações ou volumes pode ser um risco à saúde. Como alternativa, os limpadores comerciais podem usar o produto de uma forma que não desinfete ou desinfete a superfície que está sendo limpa.
Isso pode acontecer se os limpadores …
- Use um produto que não seja eficaz contra o (s) patógeno (s) em questão.
- Dilua o produto até o ponto em que não seja mais eficaz.
- Aplique muito pouco do produto ou aplique de forma inconsistente.
- Deixar de permitir que o produto fique parado pelo tempo de permanência necessário
Em qualquer um dos casos acima, você está correndo um risco. Bactérias perigosas podem permanecer nas superfícies após o término dos limpadores. Pior ainda, sua equipe presumirá que essas superfícies são seguras de usar!
Danos a Móveis e Equipamentos
Há uma razão pela qual os limpadores comerciais usam os produtos que usam. Simplificando, esses produtos são ótimos para remover coisas, como marcas de mãos oleosas, manchas de sujeira e bactérias do banheiro, que você não deseja em seu local de trabalho.
Mas se forem usados nas situações erradas, esses mesmos produtos podem remover – ou destruir – coisas que não deveriam. Aplique o detergente errado no estofamento e a tinta começa a sangrar. Escolha o produto errado para madeira dura e você destruirá o acabamento do acabamento. Limpe o piso de mármore com um agente de limpeza ácido e você causará danos permanentes.
Felizmente, danos graves são normalmente cobertos por seguro. Mas, mesmo assim, você está passando pelo aborrecimento de fazer uma reclamação e substituir a propriedade danificada. E se os produtos de limpeza causarem danos a equipamentos essenciais, sua empresa pode parar enquanto você tenta consertar o problema.
Riscos de saúde para limpadores comerciais e funcionários
Quando os limpadores usam produtos de limpeza errados, o maior risco – de longe – é para a saúde e segurança humana. Muitos agentes de limpeza contêm ingredientes tóxicos, inflamáveis ou cáusticos, tornando-os prejudiciais se usados incorretamente. E se os limpadores comerciais usarem o produto errado em primeiro lugar, há uma boa chance de que eles estejam usando esse produto de maneira insegura.
As coisas ficam especialmente perigosas quando os limpadores comerciais começam a misturar ou combinar diferentes produtos.
Veja o exemplo clássico de alvejante de amônio e cloro. O amônio é normalmente encontrado em produtos de limpeza de superfície, como produtos de limpeza de vidro. A água sanitária é normalmente usada em desinfetantes e desinfetantes.
Sozinhos, amônia e alvejante podem ser usados com segurança com as medidas de precaução apropriadas. Mas se forem misturados – propositalmente ou por acidente – eles produzem cloraminas, uma classe de gases potente e altamente tóxica. Quando inaladas, as cloraminas podem causar dor no peito, vômitos, dificuldades respiratórias e pneumonia.
Dados esses riscos, é vital que os limpadores comerciais usem os produtos certos e da maneira certa.
Fonte: https://jan-pro.com/uncategorized/commercial-cleaners-risks-wrong-products/